domingo, 31 de julho de 2011

´ Sexo´ surgiu com peixe pré-histórico

placodermo

O estudo do fóssil de um peixe que viveu há cerca de 365 milhões de anos sugeriu que a fertilização de óvulos dentro do corpo da fêmea evoluiu mais cedo do que se acreditava anteriormente.O peixe, conhecido como placodermo, pode ter sido o primeiro vertebrado a se reproduzir através da fertilização de óvulos dentro da fêmea.
Pesquisadores do Museu de História Natural de Londres (NHM, na sigla em inglês) disseram que foi encontrado um embrião de cerca de cinco centímetros de comprimento no fóssil de placodermo.
"Este (peixe) fornece uma das evidências mais antigas de reprodução interna", disse Zerina Johanson, curadora de fósseis de peixes do museu. "Nós esperávamos que estes primeiros peixes tivessem um tipo mais primitivo de reprodução, onde espermatozoide e óvulo se combinam na água e os embriões se desenvolvem fora do peixe." "Copulação parece ter sido a principal forma como animais pré-históricos primitivos se reproduziam, demonstrando que o 'sexo' começou muito mais cedo do que nós pensávamos", afirmou Johanson.
O fóssil foi encontrado originalmente no oeste da Austrália e estava no acervo do museu desde a década de 80. Inicialmente os pesquisadores acreditavam que o fragmento no interior do fóssil fosse apenas um vestígio de um peixe que ele havia comido pouco antes de morrer.

Tubarão

O fóssil mostra uma modificação na nadadeira pélvica na barriga do peixe. Os autores do estudo, publicado na revista Nature, acreditam que esta estrutura, chamada clásper, teria sido usada pelo macho para se prender à fêmea durante a copulação - um órgão semelhante ao dos tubarões modernos. "O clásper é um órgão ereto de maneira intermitente que é inserido dentro da fêmea para transferir o sêmen", disse o co-autor do estudo, o paleontólogo John Long do Museu Victoria, na Austrália.
Em um tipo de placodermo esse órgão é diferente. "Este novo grupo (...) tem clásperes mais flexíveis. No artigo na Nature, nós sugerimos que este é o começo da fertilização erétil masculina, porque parte daquele órgão foi tomado por cartilagem mole", explicou Long. O processo de fertilização interna e nascimento diferencia alguns peixes e mamíferos de outros animais tais como répteis e anfíbios.Johanson acredita que este era o principal método reprodutivo dos primeiros peixe, como os placodermos e pode ter evoluído também em outros grupos de peixes.

sábado, 30 de julho de 2011

Bicho-pau não faz sexo por mais de 1,5 milhões de anos

Uma equipe internacional de cientistas liderada pelo biólogo Bernard Crespi descobriu uma espécie de inseto-pau que parece ter se reproduzido sem sexo por 1,5 milhões de anos. Em um artigo recente na revista Current Biology, os pesquisadores dizem que o celibatário Timema tahoe (bicho-pau), que se reproduz por clonagem, levanta questões a respeito de como a espécie escapou da extinção.
Crespi e Tanja Schwander, um pesquisador com pós-doutorado do laboratório Crespi, afirmam que a sobrevivência do tahoe Timema é provavelmente devido a uma combinação de processos genéticos e ecológicos. Os pesquisadores utilizaram uma série de análises genéticas para mostrar que as várias linhagens clonais do bicho-pau, encontrado principalmente nos EUA, têm persistido por mais de um milhão de gerações. Suas descobertas permitiram que pesquisadores tivessem conhecimento das conseqüências de longo prazo da clonagem.
"Como a maioria das espécies se reproduz sexualmente isto é uma grande descoberta em termos de biologia evolutiva, porque, pelo menos teoricamente, parece que a reprodução clonal seria mais eficiente", diz Schwander."Muitos mecanismos genéticos e ecológicos têm sido sugeridos para descobrir as desvantagens da reprodução clonal. Uma expectativa comum desses mecanismos é que as vantagens reprodutivas adquiridas por novas linhagens clonais são rapidamente erodidas ao longo do tempo. "Os pesquisadores estudaram as taxas de mutação de dois genes para determinar a última vez que fez sexo o Timema tahoe.Suas descobertas acrescentam evidências de que a assexualidade nem sempre resulta em rápida extinção de uma linhagem, que é a base de suas pesquisas em curso.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Mais vale um professor do que 50 parlamentares

Uma serie de reportagens mostradas esta semana pela RBS TV, mostra o descaso com a saúde publica do RS, que pessoas viajão a capital em busca de especialistas dos quais 30% das consultas marcadas o paciente não comparece, não pela má vontade dos profissionais ou dos pacientes mas pelas informações desencontradas, pela falta de bancos de dados informatizados, pois não estamos tirando senhas para documentos ou para liberação de cargas, mas estamos falando de vidas, muitas pessoas não tem como pagar um tratamento particular aonde o tempo pode custar sua vidas.
Como a de um bebê que veio a falecer pela falta de uma ambulância neonatal é muita crueldade uma mãe houvir do médico dizendo que seu filho poderia estar vivo se tivesse os equipamento adequados para aquela situação, quantas pessoas ja não passaran pela mesma situação de ver seus familiares morendo por falta de investimentos ou de hospitais regionais para desafogar os da capital, super lotados que nem sempre oferecem qualidade adequada no atendimento.
Não seria o caso do STF declarar incontitucional o aumento de 74% dos parlamentares e destinar estes recursos para a compra de ambulâncias, de utéis moveis, equipamentos hospitalares para que vidas não sejão ceifadas e familias desentegradas, pois a unica forma de mudar esta realidade passa pela educação valorizando os professores, pois cada profição é o professor que passa os conhecimentos e a maioria das vezes mal remunerados, pois a esperança é a ultima que morre, mas no Brasil esta na utéi.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

A incrível abelha africana e seu poderoso veneno

 

Apis mellifera mellifera

As abelhas de origem alemã (Apis mellifera mellifera) foram introduzidas no Brasil em 1839. Posteriormente, em 1870, foram trazidas as abelhas italianas (Apis mellifera ligustica). Essas duas subespécies foram levadas principalmente ao sul do Brasil. Já em 1956, foram introduzidas as abelhas africanas (Apis mellifera scutellata), identificadas anteriormente como Apis mellifera adansonii.As abelhas africanas e seus híbridos com as abelhas européias são responsáveis pela formação das chamadas abelhas africanizadas que, hoje, dominam toda a América do Sul, a América Central e parte da América do Norte.O veneno da abelha é um dos mais conhecidos venenos dos Himenópteros.
Apis mellifera ligustica
Os procedimentos modernos de bioquímica mostraram que se trata duma substância muito complexa. Na pele dos animais e do Homem, a injeção do veneno provoca: dor, calor, tumor, rubor. O veneno da Apis mellifera é uma mistura complexa de substâncias químicas com atividades tóxicas. São agentes bloqueadores neuromusculares. Podendo provocar paralisia respiratória. As reações desencadeadas pela picada de abelhas são variáveis de acordo com o local e o número de ferroadas, as características e o passado alérgico da pessoa ou animal atingido.
Apis mellifera scutellata
Habitualmente, após uma ferroada, há dor aguda local, que tende a desaparecer espontaneamente em poucos minutos, deixando vermelhidão, por várias horas ou dias. Existem pessoas muito sensíveis ao veneno das abelhas, podendo levar a morte por choque anafilático ou pelo edema de glote. O veneno remonta aos tempos mais antigos. O veneno de abelha tem sido objeto de um grande número de investigadores de caráter medicinal. Existem já estudos de parte da composição química e sua atividade fisiológica no Homem e nos Animais.
Apis mellifera scutellata
Em vários países utilizam-se de medicamentos preparados com princípios ativos do veneno de abelha. São utilizados em inúmeras situações, como reumatismo agudo e crônico e artroses. As picadas de abelhas são muito freqüentes, a sua benignidade é regra e a gravidade é a exceção, no entanto, não podemos ignorar a possibilidade de morte após uma picada. Mas, nem todos os efeitos do veneno de abelha são negativos. As picadas não são apenas malignas.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mais belas cataratas do Mundo

As cataratas são formações geomorfológicas nas quais os cursos de água correm por cima de uma rocha de composição resistente à erosão, formando uma súbita quebra na vertical. As quedas d'água tem este nome (catarata) quando possui um grande caudal e em forma de cortina. A extrema força da água corrói as rochas na parte baixa da catarata, até formar uma espécie de piscina. Veja neste post as 10 cataratas mais bonitas e impressionantes do mundo:
1.Cataratas do Iguaçu (Brasil):

2. Victoria Falls (Zambia): 

3. Niagara Falls (Canadá/E.U.A):
4. Angel Falls (Venezuela):

5. Yosemite Falls (California - E.U.A) :
6. Kaieteur Falls (Guyana):
7. Gullfoss(Islândia):
8. Dettifoss (Islândia):
9. Sutherland Falls (Nova Zelândia):

10. Lower Falls of the Yellowstone River (E.U.A):


segunda-feira, 25 de julho de 2011

So resta uma maravilha, para desafiar o tempo.

Seis dos sete admiráveis monumentos e esculturas da Antiguidade já desapareceram. Só restaram as pirâmides do Egito.  A primeira lista das maravilhas do mundo teria sido feita pelo poeta grego Antípatro de Sídon, entre os anos de 150 a 120 a.C.
                           
Zeus
                     1. ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia)
                       Foi esculpida por Fídias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze metros de altura e era toda inscrustada de ouro e pedras preciosas. Estava na cidade de Olímpia até que um terremoto a destruiu, possivelmente em 1215.
                                                                                                                     

Templo de Diana

                               2. TEMPLO DE DIANA (Turquia)
                       Levou duzentos anos para ficar pronto - em 450 a. C. - na cidade de Éfeso. Suas 127 colunas de mármore atingiam 19 metros de altura. Depois de ter sido incendiado em 356 por Eróstrato, foi reconstruído  (dessa vez em vinte anos) e destruído novamente em 262 pelos godos.

   Colosso de Rhodes
                               3.   COLOSSO DE RODES (Grécia)
                      A gigantesca estátua de Hélio, o deus do sol, tinha 46 metros de altura, era toda de bronze e pesava 70 toneladas. De pernas abertas, ficava na entrada do golfo de Rodes, uma ilha do mar Egeu.  Foi destruída por um terremoto em 224 a. C.
                                   
Mausoléu de Halicarnasso
                     
4.  MAUSOLÉU DE HALICARNASSO (Turquia)
                      Artemisa II, irmã e esposa do rei Mausolo, mandou construir o maior e mais suntuoso túmulo de todas as épocas. Sua base era de mármore e bronze, com revestimento em ouro. A obra ficou pronta em 352 a.C. No alto da construção viam-se as estátuas do rei e da rainha. Artemisa morreu antes de ver o mausoléu terminado. Fragmentos desse monumento são encontrados no Museu Britânico, em Londres e em Bodrum, Turquia.

Farol de Alexandria

                                    5.  FAROL DE ALEXANDRIA (Egito)
                       Erguia-se numa das ilhas de Faros, perto de Alexandria e tinha uma torre de mármore branco de 135 metros de altura. Era iluminado pelo fogo de lenha ou carvão. Inaugurado em 270 a. C., o farol foi destruído por um terremoto em 1375.


Jardins Suspensos da Babilônia
                  6.  JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA (Iraque)
                       Foram construídos por ordem do poderoso Nabucodonosor II, em 600 a.C., em homenagem a uma de suas mulheres, Semíramis, que sentia saudade das montanhas de sua terra. Os jardins eram 6 montanhas artificiais, apoiadas em colunas de 25 a cem metros de altura, ao sul do rio Eufrates. Ficavam a duzentos metros do palácio real. Conta-se que Nabucodonosor enlouqueceu ao contemplar essa obra. Tudo foi destruído em data desconhecida.

Pirâmides do Egito
                                 7.   PIRÂMIDES DO EGITO
                          Das sete maravilhas do mundo antigo, as pirâmides são as únicas sobreviventes. Foram construídas por volta de 2690 a.C, a 10 km do Cairo, capital do Egito.  A maior delas foi construída por Quéops, o mais rico dos faraós. Empregou 100 mil operários durante 20 anos. As outras grandes pirâmides são as de Quéfren e a de Miquerinos. Miquerinos era filho de Quéops e construiu a mais cara de todas elas.

domingo, 24 de julho de 2011

Células-tronco:Milagre da medicina

Embora a medula óssea seja especialmente rica em células-tronco, estas podem ser encontradas em qualquer órgão. Quando ocorre uma pequena lesão no órgão, as células-tronco locais entram em ação e fazem os reparos necessários. É o que ocorre, por exemplo, quando a pessoa se corta: a cicatrização é fruto do trabalho das células-tronco existententes na pele. No entanto, se o órgão apresenta uma lesão extensa, as células-tronco locais não vão ser suficientes para sanar o problema. Então, as células-tronco da medula óssea talvez precisem ser recrutadas. Mas, como elas estão ancoradas em uma matriz esponjosa, poucas conseguem se soltar e migrar espontaneamente até o órgão lesado. A hipótese de Santos é a de que o uso de células-tronco para reparos no organismo é um processo natural que, no caso de lesões mais graves, precisa de um "empurrãozinho" externo.
Esse "empurrãozinho" consiste em retirar as células-tronco da medula óssea e conduzi-las até as três coronárias, no caso da doença de Chagas. "O transplante de células-tronco inicia o processo de reparo. Um mês depois, a administração do hormônio GCSF vai auxiliar esse processo já deflagrado", justifica Santos. As células-tronco vão agir no coração do chagásico porque a inflamação tem o poder de atraí-las. Se o músculo cardíaco estivesse intacto, as células-tronco não permaneceriam ali. A opção de levar as células-tronco até o mais próximo possível da área lesada se justifica porque, se elas fossem injetadas na circulação sangüínea, provavelmente ficariam retidas no baço, que funciona como uma espécie de peneira de tudo que circula no sangue.
Inicialmente, os pesquisadores pensavam que as células-tronco recuperavam o coração dos chagásicos porque se transformavam em células cardíacas e de vaso sangüíneo. Contudo, a equipe de Santos acaba de comprovar que existe outro mecanismo envolvido, além da transformação. "A célula-tronco se funde à célula doente e esta tem sua função restaurada", explica o imunologista. Santos injetou células-tronco de um camundongo macho em uma fêmea doente. Visualizou ao microscópio, no tecido em regeneração, células com dois núcleos, um de macho e outro de fêmea, o que comprova a ocorrência da fusão celular.
Já se sabe também que as células-tronco diminuem a inflamação porque produzem hormônios que induzem a morte programada das células inflamatórias. Enquanto camundongos chagásicos não-tratados têm 300 células inflamatórias por milímetro quadrado do coração, animais submetidos ao transplante de células-tronco apresentam pouco mais de 100, e esse número se mantém baixo.
A redução da fibrose, por sua vez, deve ocorrer pelo aumento da atividade de metaloproteases que dissolvem o colágeno e, conseqüentemente, destroem a cicatriz fibrosa. Em camundongos chagásicos, o percentual de fibrose por milímetro quadrado do coração cai de cerca de 30% para pouco menos de 10%, após o tratamento com células-tronco.
A capacidade do coração de bombear sangue é medida pela fração de ejeção, que, no ser humano médio, é de 50%. "Nos pacientes chagásicos submetidos ao transplante de células-tronco, esse percentual, que estava péssimo, em torno de 20%, teve uma melhora de 10%", exemplifica Santos. Os cardiologistas do Hospital Santa Izabel avaliaram a qualidade de vida de uma dezena de chagásicos por meio da aplicação de um questionário padronizado pela Universidade de Minnesota (Estados Unidos). Quanto maior a pontuação calculada a partir das respostas ao questionário, pior a qualidade de vida do indivíduo. Transcorridos seis meses do transplante, a pontuação dos dez pacientes caiu pela metade.
"São esses resultados que vamos levar para a próxima etapa do projeto, que prevê a realização do transplante de células-tronco em mais 300 chagásicos", diz Santos. O médico coordena o Instituto do Milênio de Bioengenharia Tecidual, que reúne trabalhos sobre terapias com células-tronco realizados em diferentes estados brasileiros. Na lista de enfermidades estudadas estão infarto, derrame, diabetes, doenças auto-imunes, cirrose, fibrose e epilepsia. O Instituto do Milênio recebeu do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) pouco mais de US$ 2 milhões para a realização de pesquisas por um período de três anos, prazo que esgota agora no final do ano. "Mas já está previsto um novo edital para a continuação do trabalho", comenta. O programa também recebe verbas do National Institutes of Health (NIH), vinculado ao governo americano, e, em breve, entrará em uma segunda fase com o financiamento do Ministério da Saúde.

sábado, 23 de julho de 2011

Quem pagara a conta?



A crise economica bate a porta dos brasileiros, causando desaceleração na economia, tornando o consumo em menor escala, causado principalmente pela altas taxas de juros e pela falta de creditos no mercado interno. Fazendo com que o ritimo de produção seja menor.
A baixa cotação do dolar perante o real favorece a importação, pois sai mais em conta, do que produzir. Com menos produção, menos empregos e menos arecadação, causa uma paralização nos setores mais necessarios da população como saúde, educação e alimentação.
O governo deveria ter tomado providencias antes para valorizar o dolar perante o real, para desestimular a importação e aumentar a produção interna e consequentemente a economia voltaria a crecer, gerando maior arecadação para atender as necessidades da população.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Maior descoberta do século xx

Imagine uma descoberta que possibilitasse a cura de várias doenças fatais e que permitisse salvar a vida de milhões de pessoas de uma só vez. Pensou? Pois essa descoberta já aconteceu! A penicilina é um remédio tão fantástico que seus efeitos chegaram a ser comparados a um milagre.
A penicilina foi o primeiro antibiótico usado com sucesso no tratamento de infecções causadas por bactérias. A palavra antibiótico vem do grego e significa contra a vida – não contra a nossa vida, mas contra a vida das bactérias, é claro.
Antes do desenvolvimento da penicilina, muitas pessoas morriam de doenças que, hoje, não são mais consideradas perigosas. Só para você ter uma idéia, apenas machucar-se num prego, por exemplo, poderia, eventualmente, levar à morte.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a penicilina salvou a vida de milhões de soldados feridos nos campos de batalha. Graças aos antibióticos, doenças como pneumonia, sífilis, gonorréia, febre reumática e tuberculose deixaram de ser fatais.
Hoje, sabe-se que a penicilina que já salvou tantas vidas também pode provocar reações alérgicas sérias em algumas pessoas e, inclusive, levar à morte. Apesar disso, a penicilina ainda é o antibiótico mais usado em todo o mundo.

A descoberta

Alexander Fleming foi o cientista que descobriu a penicilina. A descoberta aconteceu em 1928, enquanto o pesquisador trabalhava num hospital de Londres, na Inglaterra, em busca de uma substância que pudesse ser usada no combate a infecções bacterianas (causadas por bactérias). Fleming havia trabalhado como médico em hospitais militares durante a Primeira Guerra Mundial e, por isso, sabia o quanto era urgente produzir esse medicamento.
Alexander Fleming
Em suas pesquisas, Fleming fazia o que os cientistas chamam de cultura, ou seja, colocava bactérias numa placa cheia de nutrientes, em condições ideais para elas crescerem e se multiplicarem, a fim de poder observá-las. Um dia, o pesquisador saiu de férias e esqueceu, em cima da mesa no laboratório, placas de cultura de uma bactéria responsável, na época, por graves infecções no corpo humano: a Staphylococcus aureus. Ao retornar, semanas depois, percebeu que algumas dessas placas estavam contaminadas com mofo, algo bastante comum.
Fleming estava prestes a lavar as placas, quando Merlin Pryce, seu antigo assistente, entrou no laboratório e lhe perguntou como iam suas pesquisas. Fleming apanhou novamente as placas para explicar alguns detalhes e então percebeu que, em uma das placas, havia uma área transparente ao redor do mofo, indicando que não havia bactérias naquela região. Aparentemente, o fungo que tinha causado o mofo estava secretando uma substância que matava as bactérias. Fungo da penicilina
Fleming identificou esse fungo como Penicillium notatum e, por isso, chamou a substância produzida por ele de penicilina. Posteriormente, descobriu-se que a penicilina matava também outros tipos de bactérias, e o melhor: ela não era tóxica para o corpo humano, o que significava que poderia ser usada como medicamento.

Produção em larga escala

Devido às dificuldades de se produzir penicilina em quantidade suficiente para ser usada no tratamento de pacientes, inicialmente, a descoberta de Fleming não despertou maior interesse na comunidade científica. Foi somente com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939, que dois cientistas, Howard Florey e Ernst Chain, retomaram as pesquisas e conseguiram produzir penicilina com fins terapêuticos em escala industrial. Assim, estava inaugurada uma nova era para a medicina - a era dos antibióticos. Por suas pesquisas, Fleming, Florey e Chain receberam, em 1945, o Prêmio Nobel de Medicina.
Alexander Fleming
Durante algum tempo, acreditou-se que os antibióticos decretariam o fim das mortes humanas provocadas por infecções bacterianas. Entretanto, atualmente, sabe-se que, de tempos em tempos, surgem novas bactérias resistentes aos antibióticos e, assim, esses medicamentos perdem o efeito.
Alexander Fleming
O uso indiscriminado de antibióticos, tanto por médicos quanto por pacientes, contribuiu, em muito, para o aparecimento de bactérias super-resistentes. Os erros mais comuns que as pessoas cometem são tomar antibióticos para doenças não bacterianas, como a maior parte das infecções de garganta, gripes ou diarréias, e interromper o tratamento antes do prazo recomendado pelo médico.
Fonte: www.museudavida.fiocruz.br
Alexander Fleming





Uma nova era abriu-se para a medicina com a descoberta acidental da penicilina por Fleming.
O primeiro de uma longa série de antibióticos tornou facilmente curável grande número de doenças anteriormente fatais.
Alexander Fleming nasceu em 6 de agosto de 1881, em Lochfield, no condado escocês de Ayr, no Reino Unido. Formou-se na escola de medicina do Hospital Saint-Mary, em Londres, e logo começou a pesquisar os princípios ativos antibacterianos, que acreditava não serem tóxicos para o tecido humano. Durante a primeira guerra mundial, serviu no corpo médico da Marinha, sem interromper as pesquisas. Terminada a guerra, foi nomeado professor de bacteriologia do Hospital Saint-Mary e, mais tarde, diretor adjunto.
Em 1921, Fleming identificou e isolou a lisozima, uma enzima bacteriostática (que impede o crescimento de bactérias) presente em certos tecidos e secreções animais, como a lágrima e a saliva humanas, e na albumina do ovo.
Em 1928 era professor do colégio de cirurgiões e estudava o comportamento da bactéria Staphylococcus aureus quando observou uma substância que se movia em torno de um fungo da espécie Penicillium notatum, demonstrando grande capacidade de absorção dos estafilococos. Fleming batizou essa substância com o nome de penicilina e, um ano mais tarde, publicou os resultados do estudo no British Journal of Experimental Pathology.
Alexander Fleming
clique para ampliar
Não pareciam então promissoras as tentativas de aplicar esse material ao tratamento das infecções humanas, devido a sua instabilidade e falta de potência. Anos depois, um grupo de pesquisadores da Universidade de Oxford interessou-se pela possibilidade de produzir penicilina estável para fins terapêuticos. Uma década após a publicação da pesquisa de Fleming, os americanos Ernst Boris Chain e Howard Walter Florey conseguiram isolar a penicilina em estado anidro, ou seja, na ausência de umidade.
Em 1941 o novo produto começou a ser comercializado nos Estados Unidos, com excelentes resultados terapêuticos no tratamento de doenças infecciosas.
Fleming foi reconhecido universalmente como descobridor da penicilina e eleito membro da Royal Society em 1943. Um ano depois, foi sagrado cavaleiro da coroa britânica. Em 1945, Sir Alexander Fleming obteve novo reconhecimento por seu trabalho de pesquisa ao receber o Prêmio Nobel de fisiologia e medicina, junto com os americanos Chain e Florey.
O cientista teve oportunidade de acompanhar a repercussão de sua descoberta e a evolução dos antibióticos, medicamentos dos mais utilizados no mundo e responsáveis pela cura de doenças graves, como a tuberculose. Morreu em Londres, em 11 de março de 1955.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Vilões da alimentação

  • Salgadinhos e frituras: O principal problema dos salgadinhos de pacote é o elevado nível de sódio, que pode levar ao aumento da pressão arterial. As frituras possuem muita gordura, o que colabora para a perda de peso.
  • Refrigerantes e sucos artificiais: têm alto teor de açúcar, são pobres em fibras e micronutrientes. Contém aditivos (como corantes e aromatizantes) e sódio. São considerados os grandes vilões do sobrepeso e do surgimento de cáries.
  • Maionese, kecthup e mostarda:  têm elevado nível de calorias, gorduras, sódio e aditivos químicos. Não contém micronutrientes (vitaminas e sais minerais).
  • Balas, pirulitos e chicletes: são alimentos com pouco ou nenhum valor nutricional e possuem muito açúcar. Provocam ganho de peso, cáries e até problemas cardíacos.
  • Chocolate: são alimentos com grande teor de gordura, ácidos graxos saturados e sódio. Seu consumo excessivo pode causar problemas de saúde, como colesterol alto, excesso de peso e problemas cardiovasculares.
  • Biscoitos recheados: a maioria dos produtos deste grupo são calóricos, possuem alto teor de açúcar e muita gordura.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Só no Brasil: ponte do guaíba custa 7x a da China


Neste mês, o governo da China  inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que  liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.
Nesse mesmo mês, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Ponte Alegre, uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhão.
Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Na edição desta segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto númerico resumido no quadro abaixo:



Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está arrendado ao PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico do mundo.
Depois de ter ordenado o afastamento dos oficiais, aí incluído o coronel do DNIT, Dilma Rousseff parece decidida a preservar o general. “O governo manifesta sua confiança no ministro Alfredo Nascimento”, avisou nesta segunda-feira uma nota da Presidência da República. “O ministro é o responsável pela coordenação do processo de apuração das denúncias feitas contra o Ministério dos Transportes”. Tradução: em vez de demitir o chefe mais que suspeito, Dilma encarregou-o de  investigar os chefiados.
Corruptos existem em qualquer lugar. A diferença é que o Brasil institucionalizou a impunidade. Se tentasse fazer em outros países uma ponte como a do Guaíba, Alfredo Nascimento e seus parceiros saberiam que o castigo começa com a demissão e termina na cadeia.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Plantas ornamentais: que podem matar você

As plantas dessa lista são assassinas sem piedade: têm venenos que podem matar humanos em questão de horas. Muitas das vítimas dessas plantas são as curiosas crianças, que são atraídas pela sua aparência e às vezes gosto doce. Você com certeza já viu várias delas, e mal sabia que uma mordida poderia ser sua última mordida. Elas contêm algumas toxinas que não podemos nem pensar em chegar perto.Até sementes de maçã contêm vestígios de cianeto, mas, nesta lista, vamos conhecer algumas plantas que contêm tais doses elevadas de toxinas que podem matar humanos em questão de horas.
Hypescience - Natasha Romanzoti
1 – ABUNDÂNCIA (AGERATINA ADENOPHORA) 1 – ABUNDÂNCIA (AGERATINA ADENOPHORA) / Foto: Arq.OBV
2 – ERVA-DE-SÃO-CRISTÓVÃO (ACTAEA PACHYPODA) 2 – ERVA-DE-SÃO-CRISTÓVÃO (ACTAEA PACHYPODA) / Foto: Arq.Jornal O Barriga Verde
3 – TROMPETA DE ANJO (GÊNERO DATURA) 3 – TROMPETA DE ANJO (GÊNERO DATURA) / Foto: Arq.Jornal O Barriga Verde
4 – NUZ-VÔMICA (STRYCHNOS NUX-VOMICA) 4 – NUZ-VÔMICA (STRYCHNOS NUX-VOMICA) / Foto: Arq. Jornal O Barriga Verde
5 – TEIXO (TAXUS BACCATA) 5 – TEIXO (TAXUS BACCATA) / Foto: Arq. Jornal O Barriga Verde
6 – CICUTA (CICUTA MACULATA) 6 – CICUTA (CICUTA MACULATA) / Foto: Arq. Jornal O Barriga Verde
7 – ERVA DE LOBO (ACONITUM LYCOCTONUM) 7 – ERVA DE LOBO (ACONITUM LYCOCTONUM) / Foto: Arq. Jornal O Barriga Verde
8 – ERVILHA DO ROSÁRIO OU JIQUIRITI (ABRUS PRECATORIUS) 8 – ERVILHA DO ROSÁRIO OU JIQUIRITI (ABRUS PRECATORIUS) / Foto: Arq. Jornal O Barriga Verde
9 – BELADONA (ATROPA BELLADONNA) 9 – BELADONA (ATROPA BELLADONNA) / Foto: Arq. Jornal O Barriga Verde
10 – MAMOMA (RICINUS COMMUNIS) 10 – MAMOMA (RICINUS COMMUNIS) / Foto: Arq. OBV
Em alguns casos, animais têm uma tolerância muito maior ao veneno. É chocante reconhecer algumas das plantas que você cresceu por perto, sem saber que apenas uma mordida poderia ter lhe matado. Muitas das vítimas dessas plantas são crianças, pois elas muitas vezes têm aparência de frutas um pouco apetitosas, e os pequenos são curiosos, além de terem uma tolerância ainda menor para o veneno. Se for pai ou mãe, preste atenção nos itens abaixo:
  • 1 – ABUNDÂNCIA (AGERATINA ADENOPHORA)
Essa planta nativa da América do Norte é altamente venenosa. Suas flores são brancas e, após a floração, pequenas sementes sopram com o vento. Elas têm uma alta porcentagem da toxina tremetol, que não é conhecida por matar seres humanos diretamente, mas indiretamente. Quando a planta é comida pelo gado, a toxina é absorvida em seu leite e carne. Quando os seres humanos, então, comem essa carne ou bebem esse leite, a toxina entra no corpo e se torna a chamada “doença do leite”, altamente fatal. Milhares de colonos europeus morreram da doença na América no início do século 19.
  • 2 – ERVA-DE-SÃO-CRISTÓVÃO (ACTAEA PACHYPODA)
Essa planta com flores nativa do leste e norte da América do Norte tem veneno no seu fruto marcante, de um 1 centímetro de diâmetro, que lembra muito um olho. Apesar de toda a planta ser declarada tóxica para consumo humano, a parte mais venenosa é a toxina concentrada no fruto que, infelizmente, foi responsável por tirar uma série de vidas de crianças, já que também têm um gosto doce. As bagas contêm uma toxina cancerígena, que tem um efeito sedativo quase imediato em músculos cardíacos humanos e pode facilmente causar uma morte rápida.
  • 3 – TROMPETA DE ANJO (GÊNERO DATURA)
As plantas desse gênero são às vezes chamadas de lírio, pela semelhança. Também são chamadas de trompeta de anjo, nativas das regiões tropicais da América do Sul, por causa das flores pendentes em forma de trompete, cobertas de pelos finos, que pendem da árvore. As flores vêm em uma variedade de tamanhos (14 a 50 centímetros) e em uma variedade de cores, incluindo branco, amarelo, laranja e rosa. Todas as partes da planta contêm toxinas. A planta é, por vezes, transformada em chá e ingerida como uma droga alucinógena. Como os níveis de toxicidade variam de planta para planta, e de parte para parte, é quase impossível saber a quantidade de toxinas que você ingeriu. Como resultado disso, muitos usuários têm overdose e morrem.
  • 4 – NUZ-VÔMICA (STRYCHNOS NUX-VOMICA)
A árvore Estricnina é nativa da Índia e sudeste asiático. As pequenas sementes dentro do fruto verde para laranja são altamente tóxicas, com alcalóides venenosos. 30 miligramas dessas toxinas são o suficiente para serem fatais a um adulto, e levará a uma morte dolorosa de convulsões violentas devido à estimulação simultânea de gânglios sensoriais da coluna vertebral.
  • 5 – TEIXO (TAXUS BACCATA)
Essa árvore é nativa da Europa, norte da África e sudoeste asiático. Ela tem sementes dentro de sua baga vermelha. Essa é a única parte do fruto que não é venenosa e permite que as aves a comam e espalhem as sementes. É preciso uma dose de cerca de 50 gramas para ser fatal para um ser humano. Os sintomas incluem dificuldade respiratória, tremores musculares, convulsões, colapso e, finalmente, parada cardíaca. Em casos de intoxicação grave, a morte pode ser tão rápida que os outros sintomas não são sentidos.
  • 6 – CICUTA (CICUTA MACULATA)
Cicuta é um grupo de plantas altamente venenosas nativas às regiões temperadas do hemisfério norte. As plantas têm pequenas flores brancas ou verdes, dispostas em forma de guarda-chuva. É considerada a planta mais venenosa da América do Norte: contém uma toxina que provoca convulsões. O veneno é encontrado em todas as partes da planta, mas é mais concentrado nas raízes, que por sua vez são mais potentes na primavera. Além das convulsões quase imediatas, outros sintomas incluem náuseas, vômitos, dores abdominais, tremores e confusão. A morte geralmente é causada por insuficiência respiratória ou fibrilação ventricular e pode ocorrer poucas horas após a ingestão.
  • 7 – ERVA DE LOBO (ACONITUM LYCOCTONUM)
O nome lycoctonum se refere ao uso desta planta para matar lobos (luco = lobo e ctonos = matar). Curiosamente, também é mencionada na mitologia e folclore de lobisomem como tanto sendo capaz de repelir lobisomens/licantropos, quanto induzir o estado de lobo, independentemente da fase da lua. Essas plantas perenes são nativas de regiões montanhosas do hemisfério norte. Contêm grandes quantidades de um veneno que costumava ser usado pelo povo Ainu do Japão como veneno para a caça nas pontas de suas flechas. Em casos de ingestão, os sintomas incluem queimação nos membros e abdômen. Com grandes doses, a morte pode ocorrer dentro de 2 a 6 horas. 20 mililitros são suficientes para matar um humano adulto.
  • 8 – ERVILHA DO ROSÁRIO OU JIQUIRITI (ABRUS PRECATORIUS)
A planta é nativa da Indonésia, mas cresce em muitas partes do mundo. É mais conhecida por suas sementes, que são usadas como miçangas, pelo seu vermelho brilhante com um único ponto preto (não muito diferente de uma viúva negra). O veneno contido na planta (abrina) é muito semelhante ao veneno ricina, encontrado em algumas outras plantas venenosas. Há uma diferença principal, entretanto: a abrina é cerca de 75 vezes mais forte que a ricina. Ou seja, a dose letal é muito menor e, em alguns casos, tão pouco como 3 microgramas pode matar um humano adulto. O uso de sementes como enfeite ainda representa uma enorme ameaça; pessoas já morreram só de furar os dedos na broca usada para perfurar os orifícios minúsculos nas sementes.
  • 9 – BELADONA (ATROPA BELLADONNA)
Beladona é nativa da Europa, norte da África e Ásia ocidental. É também uma das plantas mais venenosas do mundo, pois contém toxinas que causam delírios e alucinações. Outros sintomas de envenenamento incluem perda da voz, boca seca, dores de cabeça, dificuldade respiratória e convulsões. Toda a planta é venenosa, mas as bagas costumam ser mais, além de serem doces e atraírem crianças. 10 a 20 bagas podem matar um adulto, mas só uma folha em que os venenos estão muito mais concentrados pode matar um homem adulto. Estranhamente, nossos ancestrais “muito inteligentes” da era elizabetana (1500) usavam beladona como parte de sua rotina diária de cosméticos. Eles usavam gotas feitas a partir da planta como colírio, para dilatar as pupilas, considerado atraente porque dava ao usuário um olhar sonhador. As mulheres também bebiam cianeto, ou “sangravam” a si mesmas para obter uma cor pálida e uma pele translúcida.
  • 10 – MAMOMA (RICINUS COMMUNIS)
As mamonas são realmente assassinas; de fato, é a planta mais venenosa do mundo, segundo o livro dos recordes Guiness. A planta é nativa da bacia do Mediterrâneo, África oriental e Índia, mas é amplamente cultivada como planta ornamental. A toxina chamada ricina é encontrada em toda a planta, mas está concentrada nas sementes/grãos (da qual o óleo de mamona é feito). Uma semente é suficiente para matar um humano em dois dias, em uma morte agonizante e longa. Os primeiros sintomas vêm dentro de algumas horas e incluem sensação de queimação na garganta e na boca, dor abdominal e diarréia com sangue e vômito. O processo é imparável e a causa final da morte é desidratação. Estranhamente, os humanos são os mais sensíveis a essas sementes: leva 1 a 4 para matar um ser humano plenamente desenvolvido, 11 para matar um cão e 80 sementes para matar um pato. [Listverse]

domingo, 17 de julho de 2011

Obras inacabadas no Brasil: Elefantes Brancos

Elefante branco
Elefante branco é o nome dado para obras iniciadas que ficam abandonadas, sejam por erros de projetos arquitetônicos, cálculo no custo total da construção, descaso das autoriades, falta de fiscalização no emprego do dinheiro público ou simplesmente só começam para pegar o dinheiro do governo e abandonam. Geralmente são obras com custos altos.
São pontes,viadutos, estádios, hospitais, escolas  e tantas outras que viraram um elefante branco e bilhões de dinheiro gastos pra nada, dinheiro que se bem empregados, poderiam melhorar a saúde públicas.
Como diz um senhor na reportagem: As pessoas que fiscalizam as obras dos governos são funcionários indicados pelos próprios governantes e é nisso que dá. Fica tudo como ninguém viu, o tempo passa e ninguém faz nada para evitar que estes absurdos de desperdícios continuem ocorrendo.
Só em 2010, o TCU embargou 31 obras do Governo Federal somando a quantia de 23 bilhões de reais que estão sob suspeita de irregularidades e desvio de dinheiro.

Curiosidades engraçadas sobre os mais diversos assuntos

Você já viu o filme "De volta para o Futuro II?" Se você viu, deve se lembrar que no Almanaque dos Recordes dizia que em 1997 o time da Flórida ganharia o campeonato "World Series" em 1997. Na época em que o filme foi feito (nos anos 80), a Flórida nem se quer tinha um time, mas no dia 26 de Outubro de 1997 ela foi a campeã do World Series, exatamente como dizia o Almanaque.

Se todos os cachorros quentes consumidos pelos americanos em 1 ano fosse enfileirados, poderia ser feita uma "ponte" que daria duas vezes a distância da Terra até a Lua.

O Sol libera mais energia em um segundo do que tudo que a humanidade já consumiu em toda a sua existência.

Quando você for ao Mc Donalds, preste atenção na maneira com que os atendentes colocam a comida na sua bandeija: o "M" estará sempre virado para o seu lado.

Ratos não vomitam.

Napoleão Bonaparte calculou que as pedras usadas para a construção das pirâmides do Egito seriam suficientes para construir um enorme muro ao redor da França.


"J" é a única letra que não aparece na tabela periódica.

A ovelha Dolly tem esse nome porque ela foi criada a partir de uma célula da glândula mamária da mãe, e em homenagem aos grandes seios de Dolly Parton.

Quando você refrigera alguma coisa, você não está fazendo com que ela se torne fria, e sim, retirando seu calor.

A maneira mais fácil de diferenciar um animal carnívoro de um herbívoro é olhando nos seus olhos. Os carnívoros (cachorros, leões) possuem os olhos na parte da frente da cabeça, o que facilita a localização do alimento. Já os herbívoros (aves, coelhos) possuem os olhos do lado da cabeça para perceber a aproximação de um possível predador.

Nesse exato momento há mais de 100.000.000 microorganismos se alimentando, se reproduzindo, nadando e depositando detritos na área em volta dos seus lábios.

Para algumas pessoas, comer aspargos deixa a urina com cheiro diferente.

Você pisca aproximadamente 25 mil vezes por dia.

Os CDs foram concebidos para comportar 72 minutos de música porque essa é a duração da Nona Sinfonia de Bethoven.

Está provado que o cigarro é a maior fonte de pesquisas e estatísticas.

Relâmpagos matam mais do que vulcões, furacões e terremotos.

Apenas 0,5% transmitem doenças.

Se você apertar Ctrl+Shift+seta em cima de um texto, o cursor selecionará palavra por palavra.

Os chipanzés são os únicos animais capazes de se reconhecer na frente de um espelho.

O material mais resistente criado pela natureza é a teia de aranha.

O nome HAL, do computador do filme "2001, uma odisséia no espaço" não foi escolhido à toa. Ele é formado pelas letras imediatamente anteriores às que formam a palavra IBM.

O forno de microondas surgiu quando um pesquisador que estudava as microondas percebeu que elas haviam derretido o chocolate que estava em seu bolso.

Na França é proibida a venda de bonecos que não tenham rostos humanos, como ETs.

As moscas domésticas vivem apenas 2 semanas.

O nome do meio de John Lennon era "Winston"

Michelangelo morreu aos 88 anos.

Astronautas não podem comer feijão antes de suas viagens, pois os gases podem danificar as roupas espaciais.

Meninos com nomes estranhos geralmente tem mais problemas mentais que as meninas.

Os russos atendem ao telefone dizendo "Estou ouvindo"

Até 1967 o uso do LSD era permitido na Califórnia.

15% das mulheres americanas mandam flores para si mesmas no dia dos namorados.

Antes da Segunda Guerra, a lista telefônica de Nova Yorque tinha 22 Hitlers. Depois dela, não tinha mais nenhum.

O nome científico do gorila é "Gorilla, gorilla, gorilla".

O livro mais vendido no mundo é a Bíblia.

7% dos americanos acredita que Elvis está vivo. 25% dos americanos acham que Sherlock Holmes existiu. 25% também acreditam em fantasmas, e 10% dizem ter visto um.

Graham Bell atendia ao telefone dizendo "Ahoy"

As mulheres compram mais roupas masculinas que os homens.

As mulheres são as maiores compradoras de: cuecas e barbeadores elétricos.

Gillian Anderson, a Agente Scully do seriado "Arquivo X" perdeu a virgindade aos 13 anos.

A Barbie já vendeu mais carros que a General Motors. Ela é também a boneca mais bem sucedida da história dos brinquedos. Alguns colecionadores possuem até 7000  bonecas.

Se as doenças do coração, o câncer e a diabete fossem erradicados, a expectativa de vida do homem seria 99,2 anos.

As palavras cruzadas surgiram em 10 de abril de 1924.

Shaquile O'neil usa um par de tênis por partida.

Uma mulher chamada Mum-Zi já era avó com 17 anos. Ela teve sua filha com 8 anos e 4 meses, e sua filha também se tornou mãe com 8 anos!

A filha de Shakespear era analfabeta.

Antes de 1800, os sapatos para os pés direito e esquerdo eram iguais.

Americanos consomem 16.000 toneladas de aspirina por ano.

Uma pulga fêmea consome por dia 15 vezes o próprio peso em sangue!

Há mais de 2400 espécies de pulgas conhecidas.

Quando cobras nascem com duas cabeças, as cabeças brigam entre si por comida.

Einstein nunca foi um bom aluno, e nem sequer falava direito aos 9 anos. Seus pais achavam que ele era  retardado.

O Oceano Atlântico é mais salgado que o Pacífico.

O elefante é o único animal com quatro joelhos.

Um bilhão de segundos equivale a 31,7 anos.

O nome original de Luke Skywalker era Luke Starkiller.

Willard Scott foi o primeiro Ronald Mc Donald.

16% das mulheres nascem loiras. 33% das mulheres são loiras.

A população mundial deve dobrar em 2050.

10.000 produtos químicos são criados por dia.

Uma gota de óleo torna 25 litros de água imprópria para o consumo.

É possível ver 500.000 crateras na Lua olhando-se da Terra.

A cada ano, 98% dos átomos do seu corpo são substituídos.

98% dos japoneses são cremados.

Uma asa de mosquito se move 1000 vezes por segundo.

Ovelhas não bebem água corrente.

Antes da Segunda Guerra os negros não eram aceitos no Exército Americano.

Um coelho pode ver atrás de si mesmo sem mexer o pescoço, graças a seus olhos que ficam do lado da cabeça.

As únicas pedras da Antártida são fragmentos de meteoritos.

O crânio tem 29 ossos.

A Microsoft gasta mais atendendo ligações de usuários com problemas que produzindo seus programas.

Uma pessoa morre de câncer por hora.

Os americanos gastam mais com comida de cachorro que com comida de bebê.

Os coalas não bebem água, eles absorvem os líquidos das folhas de eucalipto.

Seu cabelo cresce mais rápido à noite, e você perde em média 100 fios por dia.

Os astronautas são mais altos no espaço que na Terra, devido à ausência de gravidade.

Rir durante o dia faz com que você durma melhor à noite.

O Incrível Hulk era originalmente cinza.

A palavra "VIP" significa "Very Important Person"

sábado, 16 de julho de 2011

50 fatos científicos curiosos

01. A velocidade da luz, geralmente arredondada em 300.000 km/s, é de exatamente 299.792,548km/s.
02. São necessários 8 minutos e 17 segundos para a luz viajar da superfície do sol à terra.
03. 10% de todos os humanos já nascidos, estão vivos neste momento.
04. A terra gira à 1.600 km/h, mas viaja em sua órbita ao redor do sol a mais de 107.000 km/h.
05. Todo ano, um milhão de terremotos sacodem a terra.
06. Quando Krakatoa entrou em erupção, em 1883, a força de sua explosão foi tão grande que pode ser escutada à mais de 7.700 km. de distância, na Austrália.
07. A cada segundo, 100 raios atingem a superfície terrestre.
08. Todo ano, 1.000 pessoas morrem vítimas de raios.
09. Em outubro de 1999, um iceberg do tamanho de Londres, soltou-se do continente Antártico.
10. Se você conseguisse dirigir seu carro na vertical, direto para cima, levaria apenas uma hora para chegar ao espaço (algo em torno de 65 km).
11. A tênia, um verme que pode viver no sistema digestivo humano, pode atingir quase 23 metros de comprimento.
12. A Terra tem 4,56 bilhões de anos, a mesma idade da Lua e do Sol.
13. Os dinossauros extinguiram-se antes da formação das Montanhas Rochosas e dos Alpes.
14. A aranha viúva negra, come o macho depois do acasalamento.
15. Quando uma pulga salta, a aceleração à qual ela se submete chega à 20 vezes a de um ônibus espacial durante o seu lançamento.
16. Se o sol tivesse apenas 1 centímetros de diâmetro, a estrela mais próxima dele estaria à 285 quilômetros de distância.
17. Astronautas não conseguem arrotar quando no espaço – não existe gravidade para separar os líquidos dos gasosos em seus estômagos.
18. O ar no topo do monte Everest, à 8.850 metros de altura, só tem um terço da densidade que apresenta ao nível do mar.
19. 1/1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de segundos antes do Big Bang, o universo era do tamanho de uma ervilha.
20. O DNA foi descoberto em 1869 pelo suíço Friedrich Mieschler.
21. A estrutura molecular do DNA foi determinada pela primeira vez em 1953 por Watson e Crick.
22. O primeiro cromossoma humano foi construído por cientistas americanos em 1997.
23. O termômetro foi inventado em 1607 por Galileu Galilei.
24. Alfred Nobel, pai do famoso prêmio, foi o inventor e fez fortuna com a dinamite em 1866.
25. Wilhelm Rontgen venceu o primeiro prêmio Noval de física em 1895, por ter descoberto o raio-x.
26. A maior árvore documentada foi um eucalipto australiano, que em 1872 tinha pouco mais de 130 metro de altura.
27. Christian Barnard fez o primeiro transplante de coração em 1967, o paciente sobreviveu 18 dias com o novo órgão.
28. Uma enguia elétrica pode dar um choque de 650 volts.
29. Comunicações sem fio deram um grande passo em 1962, com o lançamento do Telstar, o primeiro satélite capaz de retransmitir sinais de telefone e televisão.
30. O vírus Ebola mata 80% dos humanos que infecta.
31. Dentro de 5 bilhões de anos, o sol vai ficar sem energia e se transformar em um “gigante vermelho”
32. As girafas dormem apenas vinte minutos por dia. Eventualmente, elas podem dormir até 2 horas por dia, mas nunca de uma só vez, sempre em pequenos cochilos.
33. O corpo humano tem mais de 96.000 km de vasos sangüíneos.
34. Uma célula sangüínea leva apenas 60 segundos para completar uma circulação completa pelo corpo.
35. No dia que Alexander Graham Bell foi enterrado, todo o sistema de telefonia dos EUA foi desligado por um minuto, em sua homenagem.
36. O chamado de baixa freqüência feito pela baleia jubarte, é o som mais barulhento produzido por um ser vivo.
37. 25% de todas as plantas do mundo estão ameaças de extinção até o ano 2010.
38. Cada pessoa perde 40 kg. de pele durante sua vida.
39. Com 37 centímetros, as lulas gigantes são os seres vivos com maior olhos da Terra.
40. O Universo contém mais de 10 bilhões de galáxias.
41. Quando se colocam larvas sobre feridas, elas curam mais rápido e sem risco de infecções ou gragrenas.
42. Mais germes se transferem em um aperto de mãos que em um beijo.
43. A velocidade mais rápida com que a chuva cai, são 29 km/h.
44. Seria necessária uma hora inteira para um objeto pesado afundasse 10,9 km., no local mais profundo de todos os oceanos.
45. Cerca de um quatrilhão de neutrinos do Sol passaram através do seu corpo enquanto você lia esta frase.
46. O local mais profundo de todos os oceanos são as Fossas Marianas, no pacífico, com exatos 10.910 metros.
47. A cada hora, o universo se expande 1,6 bilhões de quilômetros (um bilhão de quilômetros em cada direção).
48. Parte da interferência na sua TV se deve as ondas do Big Bang que gerou o universo.
49. Mesmo viajando à velocidade da luz, seriam necessários dois milhões de anos para ir da Terra à galáxia mais próxima, Andrômeda.
50. Um dedal de neutros de uma estrela, pesa mais de 100 milhões de toneladas