sábado, 16 de julho de 2011

Curiosidades: Acordeon.



A ITALIA TEVE 478 FÁBRICAS DE ACORDEON, A PRIMEIRA FÁBRICA FOI A GIACOMO PANTALEONI ALUNNI, INICIOU EM 1850 TERMINOU EM 1917, NA CIDADE DE NOCERA UMBRA. ATUALMENTE EXISTEM APROXIMADAMENTE 70 FABRICANTES DE ACORDEON.
# TIO BILIA ( 05/08/1906 a 19/08/1991 ) MÚSICO, GAITEIRO, COMEÇOU A TOCAR AOS 10 ANOS, NO INTERIOR DE ENTRE-IJUÍS. APRENDEU A DEDILHAR O INSTRUMENTO SOZINHO, OUVINDO OUTROS GAITEIROS. INSTRUMENTISTA TOCAVA EM BAILES DESDE OS 14 ANOS.
# ARY CASTILHOS (EX-ALUNO DE ORLANDINHO ROCHA) É O ATUAL CAMPEÃO DE GAITA PONTO DO RODEIO INTERNACIONAL DA VACARIA DE 2008.

# A "ELÉCTRICA" FOI A PRIMEIRA GRAVADORA DE DISCOS NO RIO GRANDE DO SUL E A SEGUNDA NO BRASIL, SITUADA NA AV. SERGIPE Nº 09 EM PORTO ALEGRE, INICIOU SUAS ATIVIDADES EM 1912 E FOI EXTINTA EM 1924, FORAM 12 ANOS NO MERCADO.
OBS: A PRIMEIRA GRAVADORA NO BRASIL FOI A "CASA EDSON", INAUGURADA EM 1901 NO RIO DE JANEIRO.

# TIO BILIA ATÉ OS 85 ANOS, QUANDO MORREU, GRAVOU 111 MÚSICAS. ATÉ HOJE, ELAS SERVEM DE REFERÊNCIA AOS QUE ENSAIAM OS PRIMEIROS SONS COM O INSTRUMENTO. O VANERÃO MISSIONEIRO É O PREFERIDO PELOS INICIANTES.

# RENATO BORGHETTI FOI O PRIMEIRO ARTISTA NO BRASIL A RECEBER DISCO DE OURO COM UM TRABALHO INSTRUMENTAL ( MILONGA PARA AS MISSÕES )  1984
# UMA DAS TRILHAS SONORAS DA MINISSÉRIE  O TEMPO E O VENTO É A MÚSICA MINUANO (AUTORIA DO MESTRE SADI  CARDOSO) EXECUTADA PELO PRÓPRIO. MAIS TARDE FOI REGRAVADA POR RENATO BORGHETTI EM SEU 1º DISCO, E HOJE É UMA DAS MÚSICAS CARRO-CHEFE DO ARTISTA.
# A GAITA PONTO TAMBÉM É CONHECIDA OU CHAMADA DE: (8 BAIXOS, PÉ DE BODE, GAITA DE BOTÃO, 8 SOCOS, BOTONEIRA, DIATÔNICA, VOZ TROCADA, DUAS CONVERSAS, GAITA DE COLHER, DUAS HILEIRAS, VERDULEIRA, ETC...) , OS NOMES OU APELIDOS VARIAM CONFORME A REGIÃO.
# O PRIMEIRO ACORDEON FABRICADO FOI A GAITA PONTO, EM 1829 POR CYRILL DEMIAN, NA CIDADE DE VIENA / ÁUSTRIA.
# EM 1948 FOI FUNDADO O PRIMEIRO CENTRO DE TRADIÇÕES GAUCHAS, O "35 CTG", UM DE SEUS FUNDADORES É O PAIXÃO CORTES, UM DOS SÍMBOLOS DE PORTO ALEGRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário